Certíssimo...

28 de janeiro de 2018

O CDS-PP vai levar ao parlamento uma proposta no sentido de aumentar a moldura penal nos crimes de maus tratos que tenham como vítimas idosos. Pretendem, também, que seja aumentada a moldura penal nos casos de violação da obrigação de alimentos com as mesmas vítimas.
Não poderia estar mais de acordo.
Vive-se uma altura de defesa, com unhas e dentes, das crianças. Muito se fez, e bem, e muito há por fazer, neste país para defesa dos seus direitos e promoção do seu bem estar.
Mas não podemos fingir que não existem idosos (e os idosos existem cada vez em maior número) com muitos problemas de solidão, negligência e não só. Sou particularmente sensível à questão da solidão. São imensos os que encontro no jardim que estão sedentos de um sorriso e de um cumprimento.
Penso, de igual modo, que era essencial criar, tal como existe o Fundo de Garantia de Alimentos a Menores (que substitui o progenitor obrigado ao pagamento de uma prestação de alimentos quando este não paga, ou porque não pode, ou porque se encontra desaparecido), um fundo de garantia de alimentos devido a idosos quando os filhos ou familiares se demitem ou não conseguem cumprir a obrigação de assistência.
Admiro profundamente as pessoas que tratam dos seus familiares, com todas as dificuldades que isso traz. Espero, sinceramente, poder fazer isso aos meus pais e, aí sim sentirei que cumpri o meu dever.


3 comentários

  1. Não podemos cair no erro de nos focarmos apenas numa faixa etária e esquecer a outra. Se as crianças precisam da nossa proteção, os idosos também, e não temos que favorecer um lado em detrimento do outro, mas pensar em possíveis soluções que potenciem uma melhor qualidade a ambos

    ResponderEliminar
  2. Perfeitamente de acordo com o que escreveste.

    Beleza de um luar enamorado ( Poetizando... )

    Beijos. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Acho muito bem, que este país não se esqueças dos seus velhos.


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar