Desonestidade intelectual...

30 de maio de 2018

Não vou exprimir aqui qualquer opinião sobre o tema "descriminalização da eutanásia". Já o fiz num outro post para concluir exactamente que não tenho opinião fundamentada e convicta.
Ontem, acompanhei com curiosidade a votação. Não fiquei surpreendida, como não ficaria se o resultado fosse a favor da despenalização.
O que me chocou profundamente foram os cartazes em manifestações junto do parlamento com dizeres absolutamente incríveis como "por favor não matem os velhinhos".
Mas, que tamanha desonestidade de quem organizou tais manifestações.
Não creio que haja alguém neste país, minimamente esclarecido que associe a despenalização da eutanásia ao assassínio de velhinhos. Tratava-se apenas e tão só do direito (legítimo ou não, consoante a opinião de cada um) de se poder escolher entre viver e morrer em situações extremas de saúde concedido  a cada pessoa.
A utilização de cartazes como estes ou o apregoar aos sete ventos que se pretende despenalizar a eutanásia para não se investir em cuidados paliativos é não só desonestidade intelectual, é demagogia num tema que deve ser discutido com seriedade e serenidade. Este tipo de posições fundamentalistas, arrepiam-me. Mais. Deixa-me possessa a utilização de crianças e pessoas mais velhas para veícular mensagens tão estapafúrdias.




9 comentários

  1. Os cartazes deixaram-me completamente sem reação :o
    Não poderia estar mais de acordo contigo!

    r: Muito, muito obrigada, minha querida *-*
    Também gosto bastante

    ResponderEliminar
  2. As pessoas são loucas... Acham que eutanásia é assassínio. Acham que serve para erradicar os velhos, deficientes, doentes da face da terra. Eutanásia é isto: "pretendo, de livre vontade e na plena posse das minhas faculdades, decidir morrer com assistência de um profissional de saúde" e as pessoas interpretam assim "vamos matar tudo o que não é saudável!"... Eutanásia não é homicídio, minha gente...

    ResponderEliminar
  3. Continuo a dizer que o tema merece mais debate.
    Sério, sem pruridos, preconceitos.
    Estes cartazes são um bom exemplo de preconceito e de demagogia.

    ResponderEliminar
  4. Esses cartazes refletem a completa ignorância sobre o assunto. Que pensarão os países vizinhos sobre a população portuguesa? Extremamente embaraçoso.

    ResponderEliminar
  5. é um tema muito sensível...eu, sinceramente, não sei se sou a favor ou contra...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente à pessoas que se prestam para fazer destas figuras num assunto bem complicado.
    Um abraço e bom Feriado.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  7. Eu não consigo ter uma opinião.!!

    Beijo e um excelente fim de tarde!

    ResponderEliminar
  8. Todos esses cartazes deixaram-me mesmo revoltada. As pessoas deviam informar-se melhor antes de escrever e dizer coisas dessas num protesto.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar