Obsessões!!!

26 de setembro de 2018

Tive de comprar uns postais ilustrados da "nossa" terra para um trabalho da escola da Mini mais nova. Inexistindo os ditos nos quiosques e padarias da urbe desloquei-me ao posto de turismo. Quando as pessoas mais do que aficionadas são obcecadas, acontecem coisas extraordinárias: no posto de turismo de Vila Franca de Xira, terra onde existem edifícios lindíssimos e uma paisagem deslumbrante ribeirinha, não existem postais coloridos que não sejam alusivos ao tema "touros" e os que não têm touros ou toureiros (a preto e branco e numa espécie de desenho) têm alguma coisa relacionada. No fundo, quer-me parecer que, para quem de direito, este concelho se reduz a uma única coisa: a tauromaquia.
Dizem-me que as touradas são a identidade de Vila Franca de Xira. Mas, então e quem não gosta de touradas, com o que é que se identifica ?

(fotos tiradas por mim, com um singelo telemóvel, nas minhas caminhadas matinais)






11 comentários

  1. Ora aí está algo a que se se pode dedicar como hoby. Fazer postais ilustrados.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. As escolas trabalham as tradições , inicialmente, no segundo ciclo.

    Hoje » És a minha luz.

    Bjos
    Votos de uma óptima noite

    ResponderEliminar
  3. Já não vou para esses lados há algum tempo, mas reduzir Vila Franca de Xira à tauromaquia não me parece correto.
    As fotografias estão lindas *-*

    ResponderEliminar
  4. O singelo telemóvel tira umas fotos bestiais.

    ResponderEliminar
  5. Eu pedia uma comissão ao município e dedicava-me a fazer novos postais, já que eles se reduzem à tauromaquia!
    https://jusajublog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Belas fotografias! De facto, reduzir uma terra à tauromaquia é prestar-lhe mau serviço (seja ou não uma tradição)

    ResponderEliminar
  7. Penso que fizeram um trabalho do género nas 4ª Classe, as tradições daqui! No 5º ano como tema... Conhecer lugares onde se situa a escola! Complicado!

    Coisas de uma Vida
    Beijos e um excelente dia!

    ResponderEliminar
  8. Não quero acreditar que uma terra seja apenas tão horrorosa 'tradição'...

    ResponderEliminar
  9. Também já visitei Vila Franca de Xira e gostei do ambiente :)
    Essa fotos estão lindas! Beijinhos!

    Novo post Sweetie

    ResponderEliminar
  10. E estas fotos davam belos postais...
    Realmente não se entende...

    Beijinhos
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. É triste que uma terra seja tão definida por apenas um tema: as touradas. Ainda por cima um tema que eu detesto e que sou totalmente contra. Acho que qualquer cidade deveria celebrar tudo o que de mais belo e não apenas aquilo pelo que é mais conhecida..

    ResponderEliminar