Da capacidade de adaptação...

17 de novembro de 2018

Uma das coisas que admiro nas pessoas que, efectivamente, têm uma elegância e classe inatas é a sua capacidade de adaptação ao local onde se encontram. A maleabilidade de, sem perder a compostura, se integrarem nos mais variados ambientes.
Lembro-me de ser pequena e de me fazer uma certa confusão quando no campismo uma familiar minha sacava dos pratos do serviço Vista Alegre (e não, não era daqueles mais básicos) e das flutes de champanhe para celebrar o aniversário da sua filhota. Era absolutamente ridículo. Notava-se ali uma certa superficialidade escondida.
É como estarmos num encontro de amigos a beber umas cervejas e comer uns camarões, absolutamente informal,  e alguém fazer questão de comer o marisco com faca e garfo. Não faz sentido.
Não é que tenhamos de ser grunhos, mas temos de nos adaptar ao ambiente que nos rodeia.
Todas estas coisas me vieram à cabeça depois de ler que houve uma onde de críticas por a namorada/companheira/esposa/amiga do Cristiano Ronaldo estar a beber cerveja numa chouperia pela garrafa. Não que eu tenha a moça na conta de uma pessoa particularmente distinta. Mas para mim, pirosice mesmo é as pessoas se indignarem por causa disso.



22 comentários

  1. Pois.. As pessoas falam e reparam em coisas que... enfim? Não têm mais nada para fazer. Gostei de te ler!

    Beijos. Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  2. Eu creio, mais exatamente,eu sei, que me adapto a qualquer situação. Tanto estou bem num ambiente elitista como num ambiente totalmente informal. Como com requinte sem perguntar para que serve este ou aquele talher,mesmo que tenha uma série deles na mesa e sei qual é o meu prato para o pão (nem imagina as vezes que tenho que confirmar à pessoa que está ao meu lado esquerdo que aquele pratinho é o meu). Como pizza com as mãos, os camarões também, tiro uma ou duas batatas fritas com os dedos quando dou uma pausa aos talheres, e quaisquer outras "informalidades" que de momento não me recordo. Mas há coisas que nunca faço: comer sardinhas à mão (detesto o cheiro que fica nos dedos), molhar bocados de pão no molho com os dedos (sempre com garfo), barrar a fatia de pão inteira com manteiga em vez de ser aos bocadinhos e......... beber cerveja pela garrafa!! De facto, não é elegante, mas eu e ela estamos em diferentes faixas etárias. Não critico. Não posso criticar. Os jovens , de certa forma, têm uma maior margem para serem informais. Não se regem pelas mesmas regras de etiqueta. São confiantes, naturais e dão prioridade a outras coisas que são muito mais importantes para eles. Recordo-me de ter que comer uvas sem pele, sendo eu a descascá-las com faca e garfo... já imaginou a trabalheira e a perícia que se tinha que ter? A laranja era mais fácil, mas a banana ainda era mais fácil, não esquecendo de onde se devia começar a cortar primeiro. :))))

    Como as pessoas gostam de criticar! E as revistas fazem dinheiro com estas piquinhices!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso Catarina. Sempre a imaginei assim. Com aquilo que a minha filha adolescente diz "muita pinta". Também não bebo pela garrafa nesta idade. Aliás, nunca bebi porque não sei fazê-lo sem me babar!

      Eliminar
  3. Concordo plenamente, quem crítica é quem não sabe o bem que sabe! Ahah

    ResponderEliminar
  4. Não sabia dessa situação. Acho tão triste as pessoas andarem a reparar na forma como cada um bebe ou pega nos talheres, etc, procuram razões para despejar a frustração delas, só pode...
    Enfim
    Gostei do texto
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Estou a tentar visualizar um conjunto Vista Alegre no meio do pic-nic, deve ser algo hilariante de se ver (o tão bom de tão mau). Mas não posso falar sobre comer marisco de faca e garfo num convívio entre amigos/família, porque eu sou assim. A verdade é que me faz muita confusão mexer em camarões com as mãos, se for outro não tenho problema.
    Por fim, não tinha ouvido/visto as críticas à moça do Ronaldo, mas não percebo a indignação, só estava a aproveitar a vida...

    ResponderEliminar
  6. Chegámos ao ponto em que é notícia a namorada do Ronaldo, pelo facto de beber por uma garrafa. Está certo!!!

    ResponderEliminar
  7. A falta de noção de algumas pessoas transcende-me!

    ResponderEliminar
  8. Bom, eu não como camarões de faca e garfo porque sou alérgica. comi uma vez em Moçambique fiz um choque anafilático e quase morri.E eu adapto-me a tudo exceto a comer com as mãos, a menos que o faça de luvas, porque sentir as mãos sujas a comer dá-me vómitos. De resto sem problemas, e nem queira saber os sítios onde já vivi e o que já passei.
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Como se não houvessem notícias mais importantes ou de mais interesse a ser faladas, eu fico mesmo de mãos na cabeça com estas coisas e digo: este mundo está perdido! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  10. Concordo contigo, parte da classe de uma pessoa está na agilidade de se adaptar ao meio :)
    Quando às criticas à namorada do Cristiano Ronaldo, são me pessoas que certamente não têm mais nada que fazer :|

    Beijinhos ^^
    O blog da Mó | Instagram

    ResponderEliminar
  11. Há pessoas que reparam em cada coisa... Eu gosto de comer sardinhas de faca e garfo, uii o que me gozam mas detesto o cheiro nas mãos que teima em não sair mesmo com muitas lavagens
    BJ e bom domingo.

    ResponderEliminar
  12. Meu Deus, isso foi notícia? Nem me apercebi de tão parvo. Beber da garrafa sim, qual o mal, se assim as circunstancias pedirem??

    ResponderEliminar
  13. Por acaso nem me apercebi dessa notícia, mas, sinceramente, não vejo qual é o mal... enfim :p

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  14. Não sabendo do sucedido, relativamente "à moça em questão" concordo com o que dizes acima. Penso que devemos adaptar-nos às circunstâncias e ocasiões, aos locais e, por vezes, às pessoas com quem estamos nestas ocasiões. Mas cada um sabe de si.

    R: Eu gosto muito de alguns.. não gosto nada de outros. Depende mesmo da série em concreto :) Doubt e Conviction adoro!! Gostei de Fairly Legal, ainda que não tenha visto as duas temporadas, penso eu. Também de For The People.
    Uma das primeiras que cativou a minha atenção foi a série Close to Home, que estreou em 2005, protagonizada pela atriz Jennifer Finnigan

    https://www.imdb.com/title/tt0460631/.

    The Good Wife detesto, por exemplo. How to Get Away with Murder faz-me bastante confusão.

    Obrigada pela dica.

    beijinhos**

    ResponderEliminar
  15. Eu não gosto de comer com as mãos e como tudo de garfo e faca, seja camarão, frango assado, sardinhas... Mas adoro beber a cerveja pela garrafa. eheheh demorei 50 anos a aprender a gostar de cerveja, mas pelo copo não sabe tão bem. Já o vinho tinto tem de ser em copo de pé alto :) Manias...

    ResponderEliminar
  16. As pessoas são parvinhas, também se incomodam com tudo... Porque raio é que isso é sequer notícia??

    ResponderEliminar
  17. Isto é o que eu chamo um não tema.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  18. Ninguém tem nada a ver com a forma como a rapariga bebe. Na verdade, até acho que ela tem uma forma de estar elegante, apesar de as roupas deverem muito ao bom gosto... provavelmente deu UM GOLE na cerveja, depois de passar a refeição a beber pelo copo, mas o que fica é aquela imagem. Poupem-me.

    ResponderEliminar
  19. Sou muito informal e não reparo em que usa e abusa do politicamente correto!!!
    Obrigada pela visita!

    ResponderEliminar
  20. Eu devo andar completamente à nora porque nem me apercebi dessa notícia. Aliás chamar-lhe de notícia é talvez um grande exagero!
    https://jusajublog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  21. Ahahahahahah!!!
    Eu também já bebi cerveja pela garrafa. Privilégios da juventude :)
    Mas condordo consigo: em Roma, sê Romano!!!

    Beijinho
    Carla

    ResponderEliminar