Para quê tanta polémica???

22 de novembro de 2018

Durante esta semana, pelo menos por duas vezes, ouvi programas de rádio, ou rubricas deles, em que psiquiatras ou psicólogos se pronunciavam sobre o programa da SIC dos casamentos à primeira vista.
Porque ouvi colegas e amigos falarem sobre o programa e porque a blogger mais famosa da blogosfera escreveu sobre esse programa e o post foi partilhado no facebook (e eu tive curiosidade em ler), um serão destes, sentei-me a ver um episódio.
Pensei: mais do mesmo. Mais do mesmo tipo Big Brother, tipo Casa dos Segredos e afins. Não entendo, portanto, o porquê de tanta polémica sobre o assunto. Há já muitos anos que o Big Brother foi transmitido pela primeira vez, e o formato, quanto a mim, não varia muito.
Contrariamente ao que aconteceu com os dois primeiros BB (que segui fervorosamente e que me interessaram), não tive qualquer interesse em seguir o programa. Não por achar isto ou aquilo do conteúdo ou por achar que não tem conteúdo. 
Penso que o motivo do meu desinteresse está relacionado com a minha área da intervenção profissional. Todos os dias lido com dramas conjugais, todos os dias lido com dramas familiares. Esses bastam-me e para me distrair preciso de coisas diferentes. Mais depressa vejo uma série de época ou um concurso como o Masterchef Austrália.
Na minha opinião, neste país criam-se polémicas por dá cá aquela palha. Quanto aos programas televisivos, excepto aqueles que incitem ao ódio, ao racismo, a preconceitos e que ponham em causa a dignidade de todo qualquer ser humano, a questão é fácil de resolver: quem não quer não vê.

13 comentários

  1. Por acaso eu sigo o programa, já tinha visto o espanhol e o australiano e tive curiosidade em perceber como ia ser o português.
    Beijinhos/ A Filha

    ResponderEliminar
  2. Completamente de acordo: quem não quer, não vê! Eu, lá está, não vejo!

    ResponderEliminar
  3. Não vejo este tipo de programa por não despertar a minha curiosidade!!!
    Bj

    ResponderEliminar
  4. Vi dois programas australianos porque me chamaram a atenção uma vez que não costumo ver TV. E gostei. De modo que quando soube que a SIC ia transmitir resolvi ver. Não notei grandes diferenças entre o que vi aqui e o que vi no australiano E penso que não tem nada a ver com Casa dos segredos BB e afins, apesar de nunca ter visto nenhum desses, mas pelos comentários que ouvia em todo o lado.
    Também não me parece nada de especial. Todos nós quando casamos, sentimos uma certa dificuldade em nos adaptarmos no início do casamento, porque somos duas individualidades diferentes e até que cada um se adapte ao outro, compreendendo-se e respeitando-se. Porque a história de que os dois passam a ser só um depois do casamento, é história de conto de fadas. Para que isso aconteça um dos dois tem que se anular, e desde que isso aconteça, adeus felicidade. Eles enfrentam essa dificuldade cem vezes maior, porque não se conheceram e não tiveram o ensaio de adaptação que é o namoro e noivado.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Estou de acordo consigo:))

    Hoje: Viagem à gratidão

    Bjos
    Votos de uma óptima Noite.

    ResponderEliminar
  6. É verdade! Qualquer coisa é motivo para polémica. E isso é preocupante! Eu vejo o programa. Já tinha visto a versão australiana e tive curiosidade em ver a nossa versão. Mas só vê quem quer!
    https://jusajublog.blogspot.com/?m=1

    ResponderEliminar
  7. Eu não vejo, simples :) acho degradante que as pessoas se sujeitem àquilo, mas é uma decisão delas e, tal como eu sou livre de pensar assim, elas são livres de se inscreverem em programas daqueles. Concordo contigo quando dizes que em Portugal se cria polémicas com tudo e cada vez mais...

    ResponderEliminar
  8. Eu já tinha visto o australiano, o do reino unido e o espanhol, por isso quis ver também o português e estou a torcer para que algum dos casais dê certo - diferentes dos BB (comecei a ver o 1º por causa do célebre pontapé) parece-me haver aqui mais respeito por todos e análises e conselhos interessantes

    ResponderEliminar
  9. Como não sei do que se trata deixo beijinhos e votos de bfds

    ResponderEliminar
  10. A televisão tem de mudar, a sociedade não evolui com este tipo de conteúdos. Ainda não consegui ver o programa, porque no mesmo horário passava até o último domingo na RTP2 a série Sara, a melhor coisa feita em televisão nos últimos anos - recomendo! Quanto ao programa da SIC tenho que ver para poder tecer comentário sobre o mesmo.

    ResponderEliminar
  11. Vi dois episódios e perdi o interesse!

    ResponderEliminar