Porque há coisas que preciso de dizer...

6 de dezembro de 2018

Faz hoje 35 anos, era terça feira, e eu vinha da escola preparatória acompanhada das minhas amigas Marta Monteiro e Carla Costa
No meio da Rua da Calçada deram-me a notícia e eu lembro-me como se fosse hoje. O João "Manteigas", meu avô, tinha morrido. 
Perdi nesse dia, com dez anos, uma das pessoas de quem mais me orgulho. Um homem bem disposto, honesto e muito trabalhador. 
Fez da minha mãe a pessoa fantástica que é, e deu-lhe todas as possibilidades de conhecimento e formação, muitas vezes com sofrimento e sacrifício próprio. 
Um visionário, não obstante a sua parca formação académica, que não ia além da quarta classe. 
Para mim, que sou crente, não duvido que está, há precisamente 35 anos, lá num sítio magnífico onde não há dor nem sofrimento. Lugar que conquistou por mérito próprio.
 Obrigada pela herança que nos deixaste: o teu exemplo de vida, como pai e, sobretudo, como homem.

12 comentários

  1. As pessoas que nos foram importantes nunca morrem no nosso coração.

    Beijos e um excelente dia!

    ResponderEliminar
  2. Estará sempre no teu coração! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Eu acredito que se mantem sempre ao nosso lado. "Os avós nunca morrem, apenas se tornam inviciveís".

    ResponderEliminar
  4. Acho que nunca esquecemos essas coisas e muito menos as pessoas que nos foram (são!) importantes :*

    ResponderEliminar
  5. Será sempre a tua estrelinha!
    Beijinhos/ A Filha

    ResponderEliminar
  6. Ai que bom que lembras de teu avô de uma forma tão bonita e agradecida. Com certeza,está em um lugar maravilhoso.
    Bjos!

    ResponderEliminar
  7. Tens uma estrelinha a olhar por ti sempre *-*

    ResponderEliminar
  8. Acredito que estará a olhar por ti, sempre do teu lado! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  9. Tinha quase dez anos, 26 de Abril de 1974, e ninguém precisou de me dizer nada.
    A cara das pessoas, o luto, logo que acordei, deram para perceber que o Sá tinha partido.
    Fugi de casa para ir chorar sozinho.
    Bjs, bfds

    ResponderEliminar
  10. É sempre bom lembrar quem nos fez bem...

    Hoje : Lágrima em rio de cumplicidade
    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta - Feira.

    ResponderEliminar
  11. Há pessoas que nos marcam para sempre <3

    ResponderEliminar
  12. Identifico-me, embora tenha perdido "o zé carlos do alfarrobeirão" mais velha, foi um marco na minha vida e sacrificou-se por filho e neta. foi um grande marido e um grande exemplo de trabalho e honestidade...

    ResponderEliminar