E blá blá, sejamos honestos!!!

21 de agosto de 2019

Porque há quem esteja sempre de mal com a vida e sempre pronto a dizer mal dos serviços públicos, dos empregados dos hipermercados, ou do atendimento em geral, há que, de vez em quando, perceber que não podemos cair em clichés e dizer mal só porque sim, só porque as coisas não nos correm como queremos.
Não foi nada agradável levantar-me da cama cedinho, num dia de férias, para ir a uma terrinha aqui a 30 quilómetros, tentar a minha sorte para fazer o dito cartão de cidadão das minhas filhotas. Chegamos lá antes das 9 horas, hora de abertura da Conservatória. Já estava um número considerável de pessoas à nossa frente. Eram 9 horas e 06 minutos quando consegui tirar as duas senhas que eram o passe para o atendimento.
A sala estava cheia e não havia cadeiras disponíveis para nós. O ar condicionado não funcionava. O placard com os números a ser chamados também não. Mandei as pequenas sentarem-se cá fora nas escadas e esperei de pé.
Esperei cerca de 3 horas e 45 minutos para ser atendida.
Durante esse tempo pude ouvir gente rude a dirigir-se às funcionárias, gente cheia de pressa, com mais que fazer que estar ali, furiosa por os pais que registavam recém nascidos, por os deficientes ou idosos, terem prioridade...furiosa por o sistema estar lento...
Durante esse tempo pude observar as funcionárias a responderem educadamente a toda as pessoas, a trabalharem sem parar e, ainda, com um sorriso para quem para elas sorrisse ou para os mais idosos.
Cheguei a casa e enviei um mail para os serviços o IRN. Não a reclamar ( e tinha motivos) mas a apenas  elogiar quem trabalha naquelas condições.
Ah e tal os funcionários que atendem o público! Pois bem...Há de tudo, como em todos os lados.

17 comentários

  1. Belo gesto... a empatia está a desaparecer em conjunto com o respeito!

    ResponderEliminar
  2. E é nesses momentos de espera que, por vezes, apreciamos muita coisa (negativa) por parte dos utentes. Mas só vê quem passa hora à espera e aprecia! Ninguém gosta de esperar, é certo, mas, temos que pensar que é mês de férias e existe a invasão. Por outro lado, as pessoas que estão no atendimento também estão de férias e por vezes os serviços estão condicionados. Ninguém quer entender isso! Existem pessoas mal educadas e depois querem sorrisos no rosto.

    Louvo-te, aliás, de ti não espero outra coisa, a atitude que tiveste. É um acto de grande humildade e compreensão! Sim, há de tudo, em ambas as partes! É preciso é ter olhos na cara e saber compreender.... É por isso que eu gosto tanto de ti... tu sabes! :)

    Lugares sombrios, saudáveis...
    Beijos e uma boa noite!

    ResponderEliminar
  3. É bem verdade, Toda a gente gosta de criticar mas poucos são capazes de elogiar quem merece.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Verdade verdadinha. Se pedimos o livro de reclamações também é importante saber elogiar e reconhecer o esforço dos outros. Neste caso das funcionárias é de louvar, sem dúvida, porque há gente que vê mal em tudo. Tudo é péssimo. Tudo é chato. Nunca estão bem com nada... como tu dizes, há de tudo :)

    ResponderEliminar
  5. Verdade! Temos que usar o nosso tempo também para elogiar.

    ResponderEliminar
  6. A minha experiência com a Loja do Cidadão em Coimbra não podia ser melhor.
    E tive o cuidado de agradecer aos funcionários o excelente trabalho.

    ResponderEliminar
  7. Que bom Raquel! É tão mas tão raro haver elogios que é quase indignante, se as pessoas se redobram em esforços raramente são reconhecidas e às vezes um simples "bom trabalho e continuação de um bom dia" fazem diferença (digo eu que trabalhei em pós-venda e call centers, faz mesmo diferença receber um pequeno elogio ou agradecimento)

    ResponderEliminar
  8. Tens razão, conheço uma rapariga nos CTT da terrinha que leva algum tempo a atender mas ela diz que atende bem, explica tudo e quem não consegue preencher impressos, ela ajuda ou preenche, a frase dela é :" Esperar , podem esperar mas vão ser muito bem atendidos".

    ResponderEliminar
  9. Tenho a felicidade de não lidar com o público. Respeito muito quem tem. Podemos ser as pessoas mais bem formadas, educadas e profissionais, mas atender um que nos agride porque a vida lhe corre mal, outro que se segue faz o mesmo porque está farto de esperar, o outro a seguir ainda nos agride mais porque sim...

    como disse há de tudo, mas, não é uma função fácil... acho que fez muito bem...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. sou funcionária pública e faço atendimento ao público várias vezes por mês... e desde que o faço que percebo perfeitamente quem está do outro lado.
    normalmente nos dias em que estou escalada para fazer atendimento já sei que vou chegar a casa com vontade de disparatar até com as paredes por ter acumulado energia negativa durante o dia.

    ResponderEliminar
  11. Excelente gesto! :D
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  12. Com textos assim você conquista-nos o coração.
    Lindo gesto. Espero que seu mail tenha chegado até às funcionárias.

    (estranhome.blogspot.com)

    ResponderEliminar
  13. Um gesto muito saudável!!
    Beijos,
    Sheyla.

    ResponderEliminar
  14. Geralmente as pessoas só se lembram do livro de reclamações, mas esquecem muitas vezes o de elogios.

    ResponderEliminar
  15. Parabéns pela atitude. Se o pessoal elogiasse um décimo das vezes que critica, o mundo era bem mais simpático.

    ResponderEliminar