A cegueira e a ignorância...

12 de junho de 2020

Sem dúvida que as pessoas saíram do confinamento mais sedentas de destilar ódio, de dar algum "colorido" às suas vidas vazias. 
Não preciso de dizer que sou contra todos os tipos de racismo...ou melhor, sou contra todos os tipos de preconceito!
Por quase todo o mundo se vivem momentos de autêntica cegueira e de demonstração de grande ignorância acerca do passado, acerca da história.
Por terras lusas, na sequência dos protestos contra o racismo posteriores à morte de George Floyd, vandalizaram a estátua do Padre António Vieira. Não sei quem o fez, mas sei que foi alguém com uma ileteracia histórica que até arrepia...Pois não foi ele um grande defensor das minorias e dos povos indígenas?
Pelas redes sociais circulam petições a pedir a demolição da Torre de Belém e do Monumento dos Descobrimentos... Mas agora, em vez de progredirmos, vamos apagar o passado...não conhecem aquela máxima de que um povo que apaga o seu passado corre o risco de voltar a cometer os mesmos erros? Se é que alguma vez, quanto a estes, e o que eles representam em si mesmos, se pode falar em erro....
Nos EUA, algures foi vandalizada a estátua de  Matthias William Baldwin, que foi um dos inventores da locomotiva a vapor e, pasme-se um dos grandes defensores do abolicionismo....
Confesso que sinto vergonha alheia por tanta cegueira, ignorância e estupidez. E tenho medo, muito medo...


Por cá...


Por lá...





3 comentários

  1. Eu acho que existem pessoas que ficaram muito piores com o confinamento. Anda tudo louco!!

    -
    Melancolia ...

    Beijos e uma excelente Sexta Feira:)

    ResponderEliminar
  2. Porcos, sujos e maus. Lembrando a canção: Partem tão tristes os tristes. Aqui pintam os tristes, tão tristes.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Penso que se calhar o Covid não afecta só os pulmões e o aparelho respiratório. Acho que deve estar também a afectar o cérebro de muita gente.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar