Só sei que nada sei...

7 de julho de 2020

Sou encarregada de educação das minhas duas Minis (que, de Minis já vão tendo pouco)...E vai daí que, como uma pessoa sempre atenta aos mails recebidos da escola de cada uma ou das directoras de turma, alguns pais de colegas das minhas filhotas me perguntem algumas coisas sobre a escola.
Pois que acabei por adoptar a velha expressão "Só sei que nada sei" pois é a que melhor traduz como me sinto em relação a este final de ano lectivo e preparação do próximo.
Primeiro recebi uma mensagem a dizer que as avaliações iriam estar disponíveis na plataforma no dia 3 pelas 00 horas. Chegada a hora e as horas seguintes...nada... afinal era só dia 4 da após as 18 horas...
Um certo dia recebi um email a dizer que quem tinha manuais escolares que não tivessem sido adquiridos pelos encarregados de educação, teria de os devolver até dia 30 de Junho. Posteriormente, e após a aprovação da medida de não devolução dos manuais, devido à pandemia, recebi email a dizer que teríamos de devolver os manuais, com prazo alargado, até dia 8. Hoje recebi outro a informar que, afinal, já não era necessário devolver os emails.
A escola de uma delas, enviou email a informar que a matrícula era feita pelo portal das matrículas, site governamental. A outra, estabelecimento de ensino privado, informou que bastaria apenas a renovação no site do colégio com o pagamento de 75 euros. Posteriormente, mais concretamente esta noite, o colégio informou que teríamos de renovar a matrícula como os demais alunos do ensino público, no portal das matrículas. Há pouco, vi nas notícias que o Ministério da Educação dispensou os encarregados de educação dos alunos que se mantêm nos mesmos estabelecimentos de ensino, apenas alterando de ano, de renovarem a matrícula, pois a mesma era automática...
Portanto...só sei que nada sei... nisto e em milhentas coisas... Mas já começo a ficar farta desta volatilidade de opiniões e necessidades do Ministério da Educação.

7 comentários

  1. Todo o mundo com filhos na escola se queixa dos problemas encontrados mas matrículas.
    Mas com calma e muita paciência tudo se resolve.
    .
    Tenha uma tarde/noite feliz
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Tenho dois filhos, um no pré-escolar e outro que terminou agora o 9º ano, ambos no público e no mesmo agrupamento. No meu/nosso caso concreto, correu tudo sem qualquer problema. Recebi instruções claras por parte da professora do mais novo e DT do mais velho. Renovei a matrícula de um e fiz a matrícula do outro já numa nova escola, ambas no portal. A única indefinição foi precisamente com os manuais que supostamente teriam que ser entregues ontem (estabeleceram dias para cada ano/turma para evitar acumulação de pessoas na escola) no entanto, mal se tornou pública a notícia de que não seria para entregar os manuais, recebi(recebemos todos) um email a informar que ficaria suspensa até nova informação a entrega. Isto para dizer, que os agrupamentos e escolas também são certamente muito responsáveis por muitos dos problemas (digo eu:))
    Conceição

    ResponderEliminar
  3. Eu sei que são tempos confusos para todos, mas este constante «é e já não» só torna tudo pior. Era preferível demorarem um pouco mais de tempo a divulgar os procedimentos, mas fazê-lo com certezas, do que andarem sempre a mudar

    ResponderEliminar
  4. Acho sinceramente que está uma confusão, o meu filho só tem 3 anos, mas tenho os meus irmãos ainda na escola e o meu cunhado, e tem sido o mesmo filme, ora é ora não é. Ninguém percebe nada.

    MEU BLOG

    ResponderEliminar
  5. Olá querida Amiga!
    Pois bem, com a matricula queimei os neurónios duranta 7 horas, na totalidade. Consegui. Ontem fui à escola entregar os manuais, quando estava eu quase a finalizar a vistoria aos livros entra uma auxiliar toda apressada para não aceitar mais livros, e que, quem já os tinha entregues para os ir levantar. Claro, é aborrecido para quem tem de faltar aos trabalhos. Ainda avisei pelo telefone uma amiga da minha, para não ir enganada!

    Eles dizem e desdizem; dizem e desdizem e o zê povinho anda na corda bamba. Agora quero ver se a matricula que eu fiz não é válida. Estou como tu, só sei que nada sei. Peço a Deus o Próximo ano seja presencialmente.
    .
    Silenciam-se as palavras ...

    Beijo e uma boa noite!

    ResponderEliminar
  6. Tenho visto milhentas queixas acerca do processo de matrículas.
    Que filme!

    ResponderEliminar
  7. Ministério da Educação devia era mudar de nome. A mim está-me a levar à loucura...

    ResponderEliminar