Nivelar por baixo...

16 de abril de 2021

 Não me considero uma pessoa absolutamente irrepreensível em termos de escrita no que concerne à observância das regras gramaticais ou correcção da ortografia. Seja como for, sou daquelas pessoas que, quando tenho dúvidas, consulto o diccionário ou o prontuário.

Não gosto de ver, sobretudo em correspondência oficial, textos que não respeitam tais regras ou com erros (que não meras gralhas ou lapsos). Fico logo mal impressionada acerca de quem os enviou quando se trata de pessoas com formação académica. Acho que a estas é exigível que escrevam minimamente bem.

Daí que me tenha desagradado a ideia em voga em algumas universidades inglesas (espero que a defesa desta posição se fique por terras de sua majestade) de que os professores devem deixar de ser tão exigentes com os alunos (universitários, obviamente) no que concerne à escrita, já que tal exigência tem natureza elitista, uma vez que nem todos tiveram as mesmas oportunidades de aprendizagem.

Na verdade, se é pouco consistente o argumento - pois para chegar ao ensino superior todos passaram pelos mesmos anos de ensino - lamentável é que se aceite o erro, nivelando-se por baixo.


5 comentários

  1. Não podia estar mais de acordo. O seu texto deveria ser colocado em muitas salas de muitas universidades.
    .
    Abraço poético.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Absolutamente de acordo com a Maria!

    ResponderEliminar
  3. Absolutamente de acordo.
    Abraço, saúde e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Estás certíssima! :)

    -
    SINTO FALTA...
    -
    Beijos, e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar