Tanta idiotice.

28 de março de 2020

Hoje venho desabafar convosco sobre a idiotice que tenho visto por aí.
Não, não venho falar sobre as filas de carros e o engarrafamento na Ponte 25 de Abril. Essa estupidez, penso que só mesmo com multas pesadas e sanções de outro género poderá ser afastada.
Venho falar-vos da idiotice que prolifera nas redes sociais e essa demonstra o estado de insanidade ou o grau de racismo dos portugueses. Espero que seja a primeira, se bem que eu tenha a noção que muitas coisas más também vêm ao de cima nesta altura.
Vários foram os posts, com letras garrafais e com fundo colorido, que eu vi, de pessoas a pedir a expulsão de todos os chineses de Portugal e da Europa. Só faltou mesmo pedirem um holocausto. Quando questionei alguns dos meus amigos sobre o porquê de tais pedidos, a resposta foi simples: porque eles são chineses e os chineses foram a causa desta tragédia e da nossa maldição.
Que quem trabalha no comércio ou na indústria simpatize pouco com os chineses pela concorrência (eu diria desleal, talvez), eu até consigo entender. Agora que se queira a expulsão de famílias e famílias que moram no nosso país porque foi no seu país de origem que o virus terá iniciado é que me parece coisa de loucos.
Se bem se lembram, os primeiros a introduzir a doença em Portugal foram os próprios portugueses que, mesmo sabendo que ele andava por ai, foram passar férias a Itália ou ali foram em trabalho. Obviamente que estas pessoas não o fizeram de propósito e não lhes tenho qualquer tipo de aversão. Apenas lamento o que sofreram e que tenham sido veículos deste mal.
No colégio da minha filha, os alunos chineses, ainda mal se falava da epidemia em Portugal, pediram, colectivamente, para terem aulas em casa, uma vez que os seus pais contactavam em armazéns com produtos e outros chineses que poderiam estar infectados. Nem um deles estava infectado. Nem um deles tinham sintomas. Mas portaram-se à altura para protegerem terceiros.
Os portugueses vão surfar para a Costa da Caparica e amontoam-se nas marginais da Póvoa. Depois, pedem a expulsão dos chineses como se padecessem de lepra.
Tenho vergonha!

11 comentários

  1. Pois, ontem pus num grupo de destralhe um quadro com motivos orientais e fizeram a piada, depois vi uma pessoa numa cidade chinesa a pedir par as pessoas não as verem como o vírus... Que disparate tão grande... É racismo, semitismo, é tudo uma idiotice, façam o que lhes pedem e deixem os outros que foram mais eficazes na quarentena do que nós...

    ResponderEliminar
  2. Maria do Mundo!! Se não fosse um comportamento tão aberrante até deixava soltar umas quantas gargalhadas!! Assim deixei o riso para os dois penúltimos parágrafos. : ))) Português quer praia, quer trabalhar para o bronze! Ahahah... surfar... pois então!!
    Também compreendo o último parágrafo!!
    Nós ouvimos, logo de início (aqui) referências às atitudes de cariz também racista que aconteceu na altura da SARS. Também não somos uma sociedade perfeita, mas tentamos ser, tentamos aprender com os erros do passado. Creio que foi na semana passada, algumas praias de Vancouver estavam cheias de gente! Foi um escândalo para a população quando os vídeos circularam por todo o mundo. As coisas mudaram.
    Agora a maior parte da população, de acordo com as notícias de fontes fidedignas e do nosso primeiro ministro, está a seguir as recomendações dos profissionais de saúde.
    Continue com esses desabafos que eu gosto de ler!! : ))

    ResponderEliminar
  3. A racionalidade - e o respeito - de alguns pessoas está mesmo comprometida. Só isso justifica [sem justificar, na realidade] este género de atitudes

    ResponderEliminar
  4. Estou plenamente de acordo contigo. Uma vergonha. Eles até foram os primeiros a fechar portas, pelo menos na minha zona!. Também li algures que, cá, acho para norte, apedrejaram um autocarro que levou idosos infectados, seria verdade? Uma desumanidade!

    -
    Um futuro mundo melhor
    -
    Beijos. Um excelente Domingo para todos. Fiquem em casa

    ResponderEliminar
  5. OLha não me tinha apercebido... é mesmo triste!

    ResponderEliminar
  6. Olá:- Essa a frase que diz tudo: "" Tenham Vergonha"". Elogiável. E quando diziam à boca cheia para não comprarem produtos chineses e agora é o Governos quem compra milhares de toneladas de produtos, como máscaras, ventiladores, entre outros, aos ditos chineses

    Há coisas fantásticas não é mesmo?
    .
    Votos de um Santo domingo

    ResponderEliminar
  7. É uma tristeza...
    Bom domingo!

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  8. A estupidez não tem mesmo limites.
    Bjs, boa semana

    ResponderEliminar
  9. Realmente é triste...Tudo o que se está a passar é triste...
    Será que também vamos correr com todos aqueles que apesar de existir todas estas medidas de contenção continuam a ir para o jardim?

    Bom dia!
    Cá por casa já nos deixamos de ver os canais de noticias a toda a hora... Só na hora de almoço se der e na hora do jantar!
    Temos mesmo que ter outros focos... Miúdos,teletrabalho, lida da casa,entre outros...
    A Tv aqui em casa, liga-se para os miúdos verem as séries que gostam de vez em quando, filmes, ouvir música...
    Tem de ser, se não damos em loucos!!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Olá, será que também vamos correr com aqueles que mesmo com medidas de contenção andam a passear no jardim?

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com


    ResponderEliminar
  11. As pessoas emburrecem quando se sentem encurraladas, querem descarregar as frustrações em alguém e, neste caso, os chineses que cá vivem, sofrem isso na pele.

    ResponderEliminar