Os falsos...

10 de dezembro de 2015

Li a notícia que, desde Junho, a Ordem dos Nutricionistas, tem recebido cerca de 25 queixas por mês relativas a falsos nutricionistas.
De facto, em cada esquina há uma ervanária ou uma farmácia com uma dieta milagrosa que, dizem sempre, é acompanhada por um nutricionista.
A minha comadre está a fazer uma dessas dietas. Questiono-me agora se a senhora será mesmo nutricionista, atenta a quantidade de produtos (comprimidos, chás e afins) que lhe impinge.
Não será a principal tarefa do nutricionista orientar para uma alimentação regrada, adequada a cada pessoa, em vez de proibir  os alimentos com hidratos de carbono e substituir parte da alimentação por cápsulas?

7 comentários

  1. Eu concordo contigo. Estou a ser seguida por um nutricionista e o que me fez foi um plano alimentar (com pequeno-almoço, lanche a meio da manhã, almoço, dois lanches à tarde, jantar e ceia) sem a introdução de nenhuma cápsula ou chá de nome impronunciável.

    ResponderEliminar
  2. Só se perde peso a aprender a comer e a fazer desporto senão volta tudo na mesma.

    ResponderEliminar
  3. Há nutricionistas e nutricionistas. Os que sabem e os que não percebem nada do assunto.
    Uma cápsula não substitui coisa nenhuma. Os alimentos com hidratos de carbono fazem falta ao organismo desde que sem excessos.
    Atenção aos primeiros sinais de uma má nutrição: cansaço e anemia.

    ResponderEliminar
  4. É preciso ter cuidado com quem nos metemos e o que fazemos.

    (Sabes uma coisa, minha querida? Muito obrigada, és única e genuína)...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Todo o cuidado é pouco!
    Por acaso...acho que um bom nutricionista não pode e não deve exigir que o cliente gaste seus euros...na loja! Bj

    ResponderEliminar
  6. Andei dois anos com uma nutricionista. Fez-me um questionário sobre a alimentação e disse-me que só cometia dois erros. Bebia pouca água, e não comia sopa ao almoço. E depois de dois anos, em que não perdi uma grama, desistiu e mandou-me de novo para a médica de família. Parece que o meu problema tem a ver, com a apneia do sono, com a cortisona (por causa da asma) e com a histerectomia total a que fui submetida. Mas nunca me receitou comprimidos. Pelo contrário, quando lhe disse que tinha vontade de experimentar os comprimidos de café verde, ela aconselhou-me vivamente a não fazê-lo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Normalmente nas farmácias estão Dietistas e não Nutricionistas. Não é bem a mesma coisa.
    Bjs.

    ResponderEliminar